Como escolher corretamente os recursos na manutenção de ativos?

Publicado em 12.09.2016
Como escolher corretamente os recursos na manutenção de ativos?

Sobreviver neste período de instabilidade econômica e política não é um privilégio apenas de nós brasileiros, mas sim de um momento difícil em que o mundo está passando. Neste contexto a importância da preocupação com a manutenção de ativos vem crescendo e ocupando espaço nos planejamentos e estratégias das diretorias e gerências das empresas, que buscam a redução de custos e a aplicação correta dos recursos para garantir seu espaço no mercado.

 

Mas o que é importante verificar neste tema? Qual a melhor Organização Estratégica da Manutenção de Ativos? O que o gestor e sua equipe precisam estar atentos?

 

São vários os fatores e itens a serem listados, medidos e analisados, e os principais estão ligados à criticidade dos ativos, à estrutura organizacional da manutenção, o desenvolvimento humano, o gerenciamento das rotinas de manutenção e a geração e continuidade de uma comunicação efetiva e estimulada entre a equipe.

 

Neste sentido "a manutenção, como parte estratégica das organizações contribui diretamente para a elevação da disponibilidade dos ativos, sendo relevante para os resultados de confiabilidade operacional”, ou seja, a manutenção vem ganhando espaço cada vez mais estratégico e ganhando espaço como integrante dos processos produtivos, deixando de ser vista apenas como uma etapa geradora de custos e que em alguns casos provocam paradas inesperadas na produção.

 

As boas práticas demonstram que a aplicação de estratégias e implementação de um organograma de forma correta no setor de manutenção contribui para garantir a confiabilidade industrial, onde são analisados os aspectos de criticidade dos ativos, o envolvimento e disponibilidade da equipe e a criação cada vez mais recorrente do “senso de dono”, uma característica fundamental que deve estar presente em todos os envolvidos independentemente do setor de atuação.

 

Preencha o formulário abaixo para saber mais sobre este assunto:

 

Principais Posts