Abordagem MAC para os processos industriais.

Publicado em 12.11.2014
Abordagem MAC para os processos industriais.

Neste artigo iremos tratar do mapa principal de produção e da cadeia de valor dos processos industriais, que têm como início e fim o cliente satisfeito, que irá iniciar o processo de geração de demanda, desde a ordem de venda até a entrega do produto.

 

A MAC atua na melhoria e qualidade dos processos, por isso inicia seu trabalho pelo mapeamento dos processos e fluxos, realizando junto com o cliente um trabalho de consenso e padronização dos modos de operação para alcançar o desdobramento prático da reengenharia acordada com o cliente.

 

Para a implantação e acompanhamento dos trabalhos, fomentamos a definição de políticas e diretrizes para orientar as decisões estratégicas. Desta maneira a visão da empresa pode ser mantida de maneira uniforme ao longo de todos os processos envolvidos na produção.

 

Neste cenário definimos papéis e responsabilidades, com um organograma claro e a indicação das interfaces entre áreas, aliado a um plano de comunicação prático e realista, deixando claras as inter-relações, facilitando a troca de informações entre os envolvidos.

 

Baseado nas políticas e diretrizes, auxiliamos o cliente a padronizar as suas rotinas e fluxos de trabalho, tanto em âmbito tático, como operacional. Esta padronização estrutura a visão da organização de maneira a possibilitar a implementação de ferramentas de controle e gestão mais acuradas e realistas. A partir deste momento, é possível analisar com os mesmos critérios definidos nas políticas e diretrizes os resultados, anomalias e falhas dos processos. Com essas informações em mãos o nosso cliente já alcançou condições de gerir seus planos de ação para aproveitar as oportunidades e vencer os desafios.

 

Ao longo de todo o trabalho é necessário dar foco nas melhorias, que são conduzidas pelo processo de gestão das mudanças. Esse processo estrutura a avaliação e a lógica de desenvolvimento das mudanças, garantindo o estímulo e a confiança para as equipes envolvidas, e assim estimular no contexto da empresa as ideias de inovação e melhorias. A MAC conta com um histórico de sucesso junto a diversas empresas, o que possibilitou organizar um acervo sólido que permite à sua equipe multidisciplinar desenvolver, treinar e capacitar os times e processos de seus clientes sob a forma da parceria ao redor das boas práticas.

 

Abaixo destaca-se uma ilustração referente a abordagem adotada pela MAC na melhoria da gestão produtiva.

 

Abordagem MAC para os processos industriais

Top Posts